Ex-aluno da Uern assina roteiro de filme escolhido pelo Brasil para disputar o Oscar 2027
O filme “Feito Pipa”, dirigido pelo cearense Allan Deberton e com roteiro de André Araújo, também cearense e egresso do curso de Radialismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), foi escolhido nesta quarta-feira (16) como representante brasileiro na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2027.
O longa-metragem disputou a indicação com outras 14 produções inscritas e habilitadas a concorrer à vaga. Na semana passada, “Feito Pipa” avançou para o segundo turno ao lado de outros cinco títulos: “100 Dias”, de Carlos Saldanha; “A Fabulosa Máquina do Tempo”, de Eliza Capai; “A Natureza das Coisas Invisíveis”, de Rafaela Camelo; “Nosso Segredo”, de Grace Passô; e “Vicentina Pede Desculpas”, de Gabriel Martins.
Allan Deberton e André Araújo.
Leia mais: Roteirista de filme que disputa vaga para representar o Brasil no Oscar 2027 é egresso da Uern
O título indicado pela comissão nacional passará depois pela avaliação dos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, que selecionarão os concorrentes definitivos para a cerimônia marcada para 14 de março de 2027.
Idealizado por André Araújo em 2019 e desenvolvido no Laboratório de Cinema da Escola Porto Iracema das Artes, em Fortaleza, o roteiro levou cinco anos até chegar à fase de filmagem. Sob a direção de Allan Deberton, conterrâneo do roteirista e parceiro em produções como “Pacarrete”, o filme foi gravado em 2024, na paisagem de Quixadá, no sertão do Ceará.
O elenco reúne Yuri Gomes, Teca Pereira e Lázaro Ramos.
Foto: arquivo pessoal
“Em Feito Pipa eu busquei, na minha experiência de vida, na minha vivência como cearense e como nordestino, trazer pra história um olhar fresco sobre a região, mas também trazendo pra relação entre esses dois personagens, o Gugu e a Dilma, algo que eu enxergo que existe na minha relação com a minha mãe e com a minha avó. Que é essa relação conflituosa, a relação da ‘arenga’, que a gente aqui no Nordeste chama, que é um afeto que se manifesta através da implicância”, conta André Araújo.
“Feito Pipa” narra a história de Gugu (Yuri Gomes), um menino apaixonado por futebol e dança que vive com a avó, Dilma (Teca Pereira), no sertão cearense. Criado de maneira livre e afetuosa, ele se vê diante do desafio de deixar a vida com a avó para morar com o pai, Batista (Lázaro Ramos).
Foto: arquivo pessoal
Antes da escolha pela Academia Brasileira de Cinema, “Feito Pipa” conquistou o Urso de Cristal e o Grande Prêmio do Júri Internacional na mostra Generation KPlus do 76º Festival de Cinema de Berlim, na Alemanha.
No circuito nacional, a obra venceu cinco troféus no Festival de Gramado, incluindo os prêmios de Melhor Atriz, para Teca Pereira, e Ator Coadjuvante, para Lázaro Ramos, além do prêmio do Júri Popular.
A estreia nos cinemas brasileiros está prevista para 5 de novembro.
Confira o trailer oficial de Feito Pipa:
https://www.youtube.com/embed/BWJTLuiCE8g?start=1&feature=oembed